Resumo Gestao De Custos
Resumo da série gestão em saúde- Gestão de custos
A contabilidade de custos nasceu no século XVIII para atender as novas demandas da revolução industrial, uma contabilidade específica foi desenvolvida que tinha por função dar apoio à tomada de decisão gerencial . A contabilidade de custos para fins gerenciais incorporou conceitos de economia, administração, engenharia, entre outros, visando acompanhar as rápidas mudanças do mundo moderno, e fornecendo feedback aos gerentes.
As palavras de ordem da contabilidade gerencial são inferência futura, flexibilidade, velocidade de mudança, relevância das decisões, lógica e feedback.
Gestão de custos no Brasil
A gestão de custos para tomada de decisão gerencial ainda é muito recente no Brasil se comparada a outras partes do mundo. O que levou a este atrasou foi o período inflacionário que nós vivemos. Por causa dele o faturamento acabou tendo importância exagerada como indicador de controle pelas empresas. Um faturamento alto não significa que a empresa teve lucro, seja ela grande ou pequena.
As empresas na sua gestão operacional, procuravam produzir, comercializar ou prestar serviços praticamente sem controles administrativos na operação. Durante a inflação era muito difícil medir o resultado operacional. Quando apurava-se o resultado do período, o número encontrado não fazia mais sentido.
Isso influenciou impactou na saúde pois levou muitos empresários, donos de hospitais a cometer equívocos estratégicos. A grande maioria dos hospitais queria fazer um pouco de tudo, já que a regra era aumentar a receita e , portanto, fazer todos os procedimentos possíveis, e esta estratégia não era boa, pois nos países onde a medicina avançou tanto quanto a medicina propriamente dita, diferente do Brasil, os executivos desse setor viram que os hospitais gerais, antes de saber os procedimentos que devem fazer, precisam saber o que não devem fazer. Nesses centros o foco precisa ser nos