Resumo Artigo Gestão de Custo
Artigo: “A UTILIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES GERADAS PELO SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL COMO SUBSÍDIO AOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS NAS PEQUENAS EMPRESAS”.
Por: Antonio Gonçalves de Oliveira, Aderbal Nicolas Müller, Wilson Toshiro Nakamura.
Conclusão:
Com base nas bibliografias citadas no texto e comentários dos autores entende-se que os três setores micro, pequena e média empresa representam e influencia significativamente a economia, prestação de serviços e comercio do nosso país.
“Autores como Paul RESNIK (1991), Itiro IIDA (1986), Gordon, BATY (1994) e Jim SCHELL (1995), de forma convergente, têm ponderado que, independentemente do grau de industrialização ou do nível de desenvolvimento, a pequena e a média empresa têm uma substancial importância na evolução da sociedade, contribuindo do ponto de vista econômico, social e até político das nações.”
Importante ressaltar a relevância do conhecimento contábil para os empreendedores, entretanto percebe-se que a maioria não possui este conhecimento técnico, as demonstrações contábeis legais também parecem difícil do ponto de vista de entendimento gerencial.
A partir das informações levantadas, elaboradas e fornecidas pela contabilidade, a administração da empresa – através de técnicas como as de análise e interpretação de balanços, auditoria, contabilidadeRev. FAE, Curitiba, v.3, n.3, p.5-12, set./dez. 2000 5 de custos e controladoria – pode tomar decisões quanto a investimentos, financiamentos, pagamento das obrigações, momento de substituição de ativos obsoletos (como máquinas, por exemplo), nível ideal de estoque, entre outras. (IUDÍCIBUS, et al., 1998, p.26).
Entretanto entende-se que o Sistema de Informação Contábil, Sistema Financeiro, Controle de Estoques, Planejamento Econômico Financeiro, Controle e Gestão de Custos e Formação de Preço, influenciam definitivamente na tomada de decisão.
O Controle de Estoques providenciam o funcionamento dos processos de produção de vendas, já o planejamento