Resumo gerenciamento de custos
Objetivo: Garantir que o capital disponível será suficiente para obter todos os recursos necessários para o projeto.
Processos envolvidos no planej. de custo:
[Gerenciamento de custos do projeto]:
Planejamento: Determinar quais recursos e que quantidades devem ser usadas para executar as atividades do projeto.
Estimativa de custos: Desenvolver estimativa dos custos dos recursos necessários à implementação das atividades do projeto.
Orçamento: Alocar as estimativas dos custos do projeto aos itens individuais de trabalho.
Controle de custos: Controlar as mudanças no orçamento do projeto.
Responsabilidade do Gerenciam. de Projeto: Conseguir a conclusão do trabalho dentro de um cronograma e orçamento definidos e de acordo com as especificações determinadas. Tripla Restrição: Escopo, tempo e custo.
Este trinômio foi evoluindo, à medida que a responsabilidade do gerenciamento de projeto foi se estendendo. Quádrupla restrição: Escopo, tempo, custo e qualidade.
Alocação de custos do projeto:
Identificação das necessidades; Estabelecimento de objetivos claros e alcançáveis; Balanceamento das demandas conflitantes de qualidade, escopo, tempo e Custo;Não esquecer dos riscos;Adaptação das especificações e planos às preocupações e expectativas das partes interessadas.
Custo é o valor em dinheiro, ou equivalente em dinheiro, sacrificado para produtos e serviços que se esperam que tragam um benefício atual ou futuro para a organização.
Gasto: Qualquer evento econômico ou financeiro que a entidade arca para obtenção de bens ou serviços.
Desembolso: Saída monetária referente a um gasto.
Investimento: Gasto relativo a bens ou serviços que proporcionarão benefícios ou expectativa de benefícios futuros, e por isto são “ativados”.
Despesa: Gasto relativo a bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para obtenção de receitas. Podem ser administrativas, de vendas ou comerciais e financeiras.
Custo: Gasto relativo a bem ou serviço utilizado