Resumo gerencia
Conceitos:
Função requerida: é uma função ou combinações de funções de um item que são consideradas necessárias para promover um dado serviço.
Defeito: é qualquer desvio de uma característica de um item em relação aos seus requisitos.
Falha: termino da capacidade de um item desempenhar sua função requerida. Depois da falha o item tem uma pane.
Confiabilidade: capacidade de um item desempenhar sua função requerida sob condições especificadas, durante um intervalo de tempo.
Manutenibilidade: Capacidade de um item ser mantido ou recolocado em condições de desempenhar sua função requerida sob condições especificadas, quando a manutenção é executada sob condições determinadas e mediante procedimentos e meios prescritos.
Capabilidade: capacidade de um item atender tal demanda de serviços dentro de certas características quantitativas.
Dependabilidade: desempenho da disponibilidade juntamente com os fatores que influenciam tais como: confiabilidade, logica de manutenção e manutenibilidade.
Disponibilidade: capacidade de um item estar em condições de realizar uma certa função em um dado instante ou um intervalo de tempo determinado.
Estados de um Item
Estado de Prontidão, Estado Livre, Estado de ocupação/operação, Estado de incapacidade devido razões externas, sujeito à manutenção preventiva, em pano.
Mudança de Paradigma
- Antigo: “O bom manutentor é aquele que executa bem o reparo”
-Novo: “O bom manutentor é aquele que consegue evitar todas as falhas não previstas”
A missão da manutenção é garantir a disponibilidade da função do equipamento e instalações de modo a atender um processo de produção ou serviço, com confiabilidade, segurança, preservação do meio ambiente e custos adequados.
Tipos de manutenção
- Manutenção Corretiva: ocorre depois da falha ou um defeito que faça o item operar com desempenho menor que o esperado e o objetivo é recolocar o item na função requerida. Pode ser não planejada em que falha ocorre de