Gerência de projeto - resumo
VERIFICAÇÃO -> CHECA SE O PRODUTO DE TRABALHO REFLETE APROPRIADAMENTE OS REQUISITOS ESPECIFICADOS.
VALIDAÇÃO -> DEMONSTRA QUE O PRODUTO COMO FORNECIDO IRÁ ATENDER AO SEU USO PRETENDIDO, POR ISSO OS CLIENTES OU USUÁRIOS FINAIS DEVEM ESTAR ENVOLVIDOS COM AS ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO.
TESTE DE SOFTWARE - É O PROCESSO DE EXECUTAR O SOFTWARE DE UMA MANEIRA CONTROLADA COM O OBJETIVO DE AVALIAR SE O MESMO SE COMPORTA CONFORME O ESPECIFICADO. CONSISTE NA VERIFICAÇÃO DINÂMICA DO COMPORTAMENTO DE UM PROGRAMA EM UM CONJUNTO FINITO DE CASOS DE TESTE, CONTRA O COMPORTAMENTO ESPECIFICADO.
- TÉCNICAS DE TESTES ESTÁTICOS -
* INSPEÇÃO -> REVISÃO FORMAL E RIGOROSA. PREPARAÇÃO DE REUNIÃO FORMAL. REVISÃO PRÉVIA DOS FATOS. GERAÇÃO DE ATA.
* INSPEÇÃO AUTOMATIZADA -> REALIZADA POR UMA FERRAMENTA. AUMENTA EFICIÊNCIA E EFICÁCIA DA REVISÃO. ANÁLISE ESTÁTICA DE CÓDIGO.
* REVISÃO PELA EQUIPE -> PLANEJADA E ESTRUTURADA, PORÉM MENOS FORMAL E RIGOROSA. PESSOAS QUALIFICADAS JULGAM O PRODUTO. EM CASO DE IMPASSE, MODERADOR É ACIONADO. AJUSTES SÃO REALIZADOS PELO AUTOR.
* WALKTROUGH -> AUTOR DESCREVE SEU PRODUTO PARA UM GRUPO. AUTOR GUIA O PROCESSO DE REVISÃO. GRUPO FAZ COMENTÁRIOS E IDENTIFICAM OS DEFEITOS SE HOUVEREM. APRESENTAÇÃO.
- TÉCNICAS DE TESTES DINÂMICOS -
* TESTES DE UNIDADE -> ESTÁGIO MAIS BAIXO DA ESCALA DE TESTE, APLICADO NOS MENORES COMPONENTES DE CÓDIGO CRIADOS. UM SÓ COMPONENTE DO SISTEMA É TESTADO)
* TESTES DE INTEGRAÇÃO -> TESTES EXECUTADOS NA COMBINAÇÃO DE COMPONENTES, PARA IDENTIFICAR ERROS ASSOCIADOS ÀS INTERFACES ENTRE OS MÓDULOS DO SOFTWARE. (COMBINAÇÃO DOS COMPONENTES, SÃO TESTADOS EM CONJUNTO)
* TESTES SISTÊMICOS -> TESTES QUE VISAM A EXECUÇÃO DO SISTEMA COMO UM TODO OU PARTE DO SISTEMA, DENTRO DE UM AMBIENTE CONTROLADO, PARA VERIFICAR O NÍVEL DE EXATIDÃO DAS FUNÇÕES. (TODO O SISTEMA É TESTADO)
* TESTES DE ACEITAÇÃO -> TESTES FINAIS DE EXECUÇÃO DO SISTEMA, VISANDO VERIFICAR SE O SISTEMA ATENDE AOS OBJETIVOS DE NEGÓCIO, A SEUS