Resumo Geo
- Origem Nessa época as atividades terciárias da economia apontavam índices de crescimento, superiores aos das atividades agrícolas e industriais. É no comércio e nos serviços que circulam toda a produção. Foi estabelecido um sistema bancário integrado à economia mundial. Excelentes meios de transporte.
- Crise do Café Impulso a partir de 1929, com a crise mundial. Na região Sudeste essa crise refletiu na produção do Café. Ocasionando o crescimento da produção Industrial. Houve uma redução da exportação do café, ocasionando uma diversificação da produção agrícola. A crise de 1930 desalojou a oligarquia agroexportadora paulista do poder e abriu novas possibilidades a favor da Industrialização. O Café, porém, permitiu a acumulação de capitais que serviriam para implantar toda a infraestrutura necessária ao impulso da atividade Industrial. A maior parte das Indústrias era de bens de consumo, com destaque para os bens não duráveis.
- O Governo Vargas Implantação de bens de estatais (Empresas em que o governo detém ações. Ou seja, uma empresa que a maior parte do capital pertence ao governo, ao patrimônio da nação) nos setores de bens de produção e de Infraestrutura:
Siderurgia – CSN
Petroquímica - Petrobras
Bens de capital – FNM
Extração Mineral – Vale
Energia Hidrelétrica – ChesF
A ação do estado foi decisiva para impulsionar e diversificar os investimentos no parque Industrial do país. Foi, também, no governo Vargas que iniciou a adoção de medidas fiscais e cambiais que caracterizam uma política industrial voltada à produção Interna de mercadorias que até então não eram importantes.
Estado Novo – Repressão a oposição e manipulação das notícias (Censura).
- O Governo Dutra Após Vargas ser deposto, Eurico Gaspar Dutra assumiu o poder e instituiu o Plano Salte,