Resumo De Geo
O homem da caatinga e seus problemas
O sertanejo e o seu ambiente
A caatinga, que se encontra na região do nordeste do Brasil, é adaptada a seca. As pessoas que vivem lá são chamadas de sertanejos. Nenhum outro ser humano seria capaz de viver em um ambiente tão inóspito e agressivo, sempre a procura de água. O futuro para os sertanejos é a chuva.
Mas o que realmente torna a vida dos sertanejos possível é a sua criação de gado, que assim como ele, também é adaptada para a falta de água e o calor. Conseguem encontrar no caules de cactos a tão escassa água e o alimento que necessitam para sobreviver a longos períodos sem chuva. Em troca do leite, da carne e do couro dos animais, o sertanejo conduze, separa, fornece o sal que necessitam e o capim do gado. Também ha plantações de milho, mandioca, feijão jerimum, mas em períodos de estiagem, é o gado que garante a sobrevivência dos homens. A agricultura é a atividade secundaria, de resultado incerto.
Produtos vegetais O solo da caatinga é bem fértil graças aos sais minerais que contem. Só-lhe falta a água.
O Bálsamo, a caraibera, o pau-d’arco, canafistula, e outras arvores da caatinga fornecem madeira. Vegetais da caatinga também fornecem fibras para tecelagem.
Já na parte das comidas, arvores frutíferas são muito comuns entre as plantas do nordeste. O produto, proveniente da agricultura nordestina, mais popular, é a mandioca rica em farinha e proteína. Existem duas variedades: doces, as que são cozidas e as bravas, que são venenosas, é delas que sao extraídas a farinha e os produtos fermentados. Além da mandioca também são bastante populares o feijão e o milho.
O sertanejo e as águas O problema de quem vive em plena caatinga, longe dos rios permanentes, é a falta d’água. Quando não chove, os rios que não são permanentes secam em períodos de grande estiagem. Os sertanejos então são obrigados andar muitos quilômetros a procura de água.
Porem, também ha o outro lado, quando as chuvas vem em grande