VENEZA
INTRODUÇÃO
"Tudo começou com a ocupação de ilhotas no nordeste da Itália. Para lá fugiram habitantes da região do Vêneto, temendo as hordas de bárbaros que tomaram conta da Europa a partir do século 5. As ilhas fizeram parte do Império Bizantino até o início do século 9, quando Veneza tornou-se independente. Logo, todas as áreas de terra firme das ilhas foram ocupadas e a cidade precisava crescer. A saída foi então avançar sobre as águas que separavam as ilhas. Para isso, os venezianos desenvolveram um sistema para aterrar as áreas alagadas anexas às porções de terra e assim foram estreitando a distância entre as ilhas, delineando canais e ganhando espaço para abrigar povoamentos maiores. Graças à localização privilegiada - no meio da rota entre o Oriente e o Ocidente -, excelentes navegadores e poderio militar, a cidade tornou-se um próspero centro mercantil e naval a partir do século 11. Essa condição só foi abalada quando os portugueses descobriram uma rota alternativa para o Oriente, circundando a África. Em 1797, com sua força militar já abalada, a cidade foi conquistada por Napoleão e, em seguida, passou a integrar o território austríaco. Só em 1866 foi incorporada à Itália."
Resumo extraído do site: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-veneza-foi-construida
Matéria por Tiago Jokura | Edição 56
(Michele, faz um slide só com esse texto acima pra introduzir à cidade de Veneza)
Sobre 117 pequenas ilhas rasas, em meio a uma laguna, possui 150 canais e 409 pontes. Veneza é uma cidade milenar que se situa no nordeste da Itália e é marcada principalmente por suas ruas que são, na verdade, canais aquáticos.
Atrai mais de 12 milhões de turistas por ano principalmente por suas belas arquiteturas Bizantinas.
É considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO ( Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura )
ATRAÇÃO TURÍSTICA DA CIDADE
O principal ponto turístico de Veneza é a Piazza San Marco (Praça de São Marcos)