Veneza
Os factos: * População: 66945 (em 1950: 175000; em 1970: 111500) * Área da laguna de Veneza: 54,4 há * Afundamento de zonas urbanas na laguna de Veneza desde 1900: 23 cm * Foi construída em 118 ilhas diferentes com mais de 400 pontes sobre 170 canais * Santo Padroeiro: São Marcos * Clima: tende para o regime continental, e pode ter Invernos rigorosos e Verões quentes; chuva pode atingir o valor máximo no Verão, com tempestades.
Datas fundamentais: * 421: Veneza é fundada em 25 de Março, na Festa da Virgem Maria * Século IX: Começa a construção da Basílica de São Marcos e do Palácio dos Doges * 1498: A descoberta do caminho marítimo para a Índia assinala o começo do declínio político e económico de Veneza * 1797: A invasão de Napoleão assinala o fim da República de Veneza * 1966: Inundações devastadoras em toda a cidade chamam a atenção do mundo para a necessidade de obras de restauro * 2003: Inicio do projecto MOSE
A cidade única e histórica de Veneza, que outrora foi um dos Estados mais poderosos do Mediterrâneo, fica situada numa laguna de água salgada no extremo superior do mar Adriático, ao largo da costa nordeste de Itália. Protegida do mar pelas ilhas de Lido e Pellestrina, a laguna é banhada por duas marés diárias e atravessada por canais navegáveis que permitem o acesso a outras ilhas habitadas como Murano, Burano e Sant’Erasmo. A cidade propriamente dita ergue-se no centro da laguna e, desde 1846, está ligada ao continente por uma ponte rodoviária e ferroviária. O canal principal é o Canale Grande (Grande Canal), é um curso de água considerável, ladeado por soberbos monumentos e que serpenteia ao longo de 4 km pel0o centro de Veneza, dividindo-a em duas zonas, norte e sul. A norte ficam os três sestiere (bairros) de San Marco, Castello e Cannaregio; mais três, Dorsoduro, San Polo e Santa Croce, ficam situados no lado sul do Grande Canal. História de Veneza:
As origens de Veneza remontam ao