Filosofia Etica E Politica
Aluna: Luciana Damasceno Lima
Matricula: 201308013744
Ética e polica nós dias atuais
A concepção ética de Aristóteles requer uma investigação sobre seu modo de conceber a política, pois para ele os dois temas estão relacionados um com o outro. Vemos nos dias atuais que ética e política são dois termos quase contraditórios, cansamos de ver todos os dias na mídia e na imprensa noticias sobre a falta de ética e a corrupção entre os nossos politicos. Representantes parlamentares eleitos com o voto popular que legislam em causa próprias, para aumentarem os próprios salários e beneficios, enquanto discutem dias e meses para aumentar o salário minimo dos trabalhadores.
Nossos políticos perderam completamente seus parâmetros éticos. em recente pesquisa feita sobre quais as instituições que mereceriam maior credibilidade no Brasil, os políticos ficaram em último lugar.
Se Aristóteles vivenciasse nos dias atuais ficaria indignado com a politica Brasileira, pois para ele a finalidade da ética era a felicidade. Felicidade essa que correspondia a uma vida digna. Assim haveria uma subordinação da ética à política: “os tratados éticos e os tratados políticos pertencem a um mesmo estudo, classificado como política” (RUSS, 1997, p.39).
Em sua Política, Aristóteles, reportando-se á Ética, destaca que sua idéia de felicidade alia-se à identificação do melhor governo, compreendendo-se este melhor governo como “aquele em que cada um melhor encontra aquilo de que necessita para ser feliz” (ARISTÓTELES, Tratado da política, p.45) Um Estado só pode ser feliz – nos termos de Aristóteles – caso se mantenha nele virtude e prudência. Na vida coletiva, assim como na conduta individual, Aristóteles entende o hábito como o grande princípio regulador da ação. Como sublinha sobre o tema Solange Vergnières, Aristóteles situa o ethos como o regulador, o princípio e o fim da conduta: “adquire-se tal ou tal disposição ética agindo de