Filosofia, Ética, Politica: Humilhação, Velhice, Racismo
Humilhação na Filosofia A humilhação acontece em toda área da sociedade e em todas as classes sociais. Ela é efeito da desigualdade, quando o agressor se coloca como superior, e trata a vítima como inferior, gerando angústia e baixa autoestima no agredido. Quando o marido agride a esposa dizendo que ela é inútil, quando um jovem agride um idoso quando não cede ao mesmo lugar de acento. Enfim, sempre que alguém sente se inferior e é tratado com desprezo, está sofrendo assédio moral e está sendo humilhado. “(...) Atitude de abjeção, típica da religiosidade miserável e pecaminosa do homem (...)”
Humilhação na Ética A pratica da humilhação pode ser interpretada de diversas maneiras, inclusive uma crítica por menor que seja pode caracteriza-la. Existem inúmeras formas de uma pessoa ser humilhada. Percebemos pelas relações diária que temos com as pessoas. A baixo relatarei alguns casos de humilhação moral no passado. Durante anos percebemos que professores, diretores e coordenadores de escolas do ensino fundamental e médio, agiam de maneira a humilhar os alunos, com o intuito de “educar” e “corrigir”.
Humilhação na Politica
Podemos dizer com tranquilidade que a política de nosso tempo não é mais política porque, em vez de ser laço em que as relações entre indivíduos e instituições são valorizadas constituindo a ação capaz de dar sustentabilidade à sociedade, se transformou no gesto de negar o outro, o gesto antipolítico por excelência.
Mas que tipo de negação é a humilhação? O desprezo, o esquecimento ou a negligência que conhecemos tão bem fazem parte da estratégia geral da humilhação que constitui a antipolítica
Contudo, o que caracteriza a humilhação elevada a