Resumo genética
Ágar: agente solidificante para os meios de cultura, não degradável pela maioria dos microoranismos; polissacarídeo complexo, obtido de algas marinhas.
Dependendo do local onde a bactéria cresce, ela terá uma morfologia diferente, devido á diferença entre os nutrientes dos diferentes locais. Para que se possa estudar tais bactérias, tal diferença deve ser evitada, utilizando-se MEIOS DE COMPOSIÇÃO/CONCENTRAÇÃO DEFINIDA, com a utilização de sais (soluções salinas) ou glicose, os quais são iguais em qualquer local do mundo e, então, as bactérias sendo cultivadas em meios iguais, terão as mesmas características. Esses meios devem ter composição química e concentração definidas, iguais em qualquer local, e devem conter fonte de energia, compostos orgânicos e inorgânicos necessários para o crescimento e desenvolvimento da bactéria.
Genética bacteriana:
1ª fase: pela primeira vez, bactérias são relacionadas a doença, putrefação de tecidos e alimentos – Pasteur. Ideia de que existem problemas causados por bactérias
2ª fase: estudar bactérias a partir dos meios de composição definida, para que todos os pesquisadores de todo o mundo possam observá-las da mesma maneira – “padronização dos meios de cultura”. Avery provou que o principio transformante poderia transformar as bactérias, abrindo um “mundo novo”, mudando conceitos: é possível mudar as características das bactérias. Na 3ª fase, ele provou que o DNA é o principio transformante, e foram realizados trabalhos para a compreensão rápida de doenças que estavam ocorrendo durante a guerra, e como evitá-las. Com a guerra, a pesquisa e a ciência avançam muito.
Bactérias : meio de cultura de composição definida, horas crescendo, se desenvolvendo, reproduzindo (muito rapidamente, por isso é mais vantajoso do que se usar um animal). Obtendo-se muitas gerações, rapidamente(grande numero de células e grande velocidade de replicação) há uma vantagem para se observar mutações, já que entre 1 milhão de indivíduos, em