resumo genetica
DNA: bases nitrogenadas que podem ser púricas (adenina e guanina) ou pirimídicas (timina e citosina); açúcar é desoxirribose; um grupo fosfato; o DNA encontra-se principalmente nos cromossomos; duas fitas helicoidais enroladas ao longo de um mesmo eixo, formando dupla hélice. Na dupla hélice as duas fitas de DNA apresentam polaridades opostas.
RNA: bases nitrogenadas que podem ser púricas (adenina e guanina) ou pirimídicas (uracila e citosina); açúcar é ribose; um grupo fosfato; o RNA é encontrado no nucléolo (estrutura nuclear) e no citoplasma.
As bases pirimídicas são compostas por um anel heterocíclico único, enquanto as bases púricas são compostas por dois anéis heterocíclicos.
Watson e Crick propuseram em 1953 um modelo para a estrutura molecular do DNA
A molécula de DNA PE uma longa fita de nucleotídeos que apresenta uma configuração semelhante à de uma escada de corda. Nessa escada, o açúcar e o fosfato são os “corrimões” e as bases nitrogenadas são os degraus. Para a formação dos degraus, as ligações entre as bases são feitas por pontes de hidrogênio, sendo duplas entre as bases adenina e timina e triplas entre guanina e citosina, tornando, desse modo, a ligação G-C mais estável. Tal modelo também requer que as duas fitas polinucleotídicas sejam antiparalelas, isto é, corram em direções opostas: uma na direção 5’->3’ e a outra na direção 3’->5’ (dessa forma se faz as ligações fosforodiéster)
A estabilização da dupla-hélice é dada pela interação entre as bases complementares oponentes e as bases que vão se superpondo. O espaço ocupado por duas bases opostas é pequeno, o que obriga a