Resumo Genética
Genética molecular e Especializações da membrana plasmática
O que é DNA? O DNA é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos. Ele transmite características hereditárias, armazenam as informações necessárias para a construção das proteínas e RNAs.
O que é RNA e seus tipos: é o responsável pela síntese de proteínas e produção de aminoácidos. RNAm: tem a informação para a síntese de proteínas (códons). RNAt: responsável pelo transporte das moléculas de aminoácidos até os ribossomo, onde ocorrerá a síntese de proteínas.
O que são os códons, anticódons e trincas de nucleotídeos: os códons são trincas de nucleotídeos que codificam o aminoácido e sequência de A.A. na proteína, estão presentes no RNAm. Os anticódons são triplets de nucleotídeos do RNA, que transporta o aminoácido para os ribossomo e se liga aos códons no interior do ribossomos. As trincas, triplets ou tríades são 3 nucleotídeos que formam os códigos genéticos.
O que é tradução, transcrição e replicação: a tradução é o processo no qual a sequência nucleotídica de uma molécula de RNAm é utilizada para ordenar a síntese de uma cadeia polipeptídica (ou proteína), cuja sequência de A.A. determina uma proteína. Transcrição é a formação do RNAm feita pelo DNA. A replicação é o processo no qual moléculas de DNA se duplicam de forma semi conservativa.
Códon de inicio: AUG = que lê = Met.
Códon de parada (stop): UAA, UAG, UGA = não leem nada
1 códon = 1 aminoácido (peptídio)
A membrana plasmática é constituída por: uma bicamada fosfolipídica e micelas de proteína globulares. OBS.: COLESTEROL E GLICOCÁLIX ESTÃO PRESENTES EM CÉLULAS ANIMAIS.
Função do colesterol na M.P.: isolante térmico, elétrico, estrutura para hormônios e vitaminas.
Função do glicocálix na M.P.: identidade, sinal químico, aceptor, adesão, reforço, antígenos.
Transporte passivo: passagem de substâncias através da M.P. a favor do