potencial eletrico
Gabriel Rodrigues
Introdução
O potencial elétrico é uma propriedade que atua onde há um campo elétrico, desta forma, é associado ao nível de energia potencial de um ponto de um campo elétrico, o campo elétrico é criado através de uma carga elétrica puntiforme.
Desenvolvimento
O campo elétrico, que é o principal meio pelo qual o potencial elétrico irá atuar. Assim, o campo elétrico é criado através de uma carga pontual, consequentemente o potencial elétrico é dependente dessa carga elétrica que através dela se cria o campo elétrico e também da posição relativa à carga.
O campo elétrico desempenha um papel de transmissor de interações entre as cargas elétricas. Assim para o potencial elétrico atuar tem que haver essa transmissão entre as cargas elétricas, se considerarmos uma carga elétrica puntiforme Q em qualquer região do espaço, a região que estará sobre essa carga praticamente haverá uma modificação na região que a envolve, quando é inserida uma carga puntiforme de prova q num ponto P dessa região, desta forma, será percebida uma existência de uma força F, de natureza elétrica, agindo no q.
Como consequência, a carga elétrica q produz um campo elétrico que age sobre Q, e assim gerando o potencial elétrico. Então, o campo elétrico é produzido através da carga elétrica puntiforme.
A diferença que o potencial elétrico tem em relação ao campo elétrico, é que, o potencial elétrico em um determinado espaço, já não necessariamente depende da carga de prova, mas da carga geradora. Pois, a carga de prova, apenas faz com que o potencial elétrico varie proporcionalmente sua energia, desta forma mantendo constante o potencial naquele determinado ponto, não importa se a carga de prova se aumenta ou diminui o efeito é o mesmo.
Então, o potencial elétrico de um ponto em um determinado campo elétrico, é uma unidade de carga elétrica colocada naquele ponto.
O raio pode ser um exemplo do potencial elétrico, pois na descarga