Tubos, conexões e válvulas hidráulicas
Disciplina: Introdução a Engenharia Química
Professor: Irineu Junior
Gabriel Pereira do Val
Tubos, Conexões e Válvulas Hidráulicas.
Tubos e Conexões
De acordo com a METAIS BRASIL, os primeiros tubos vieram da Europa nos longínquos tempos do império, eram de ferro fundido e só foram substituídos no início da industrialização do país. Há pouco mais de 30 anos, toda a tubulação de um edifício de apartamentos, seja de água ou de esgoto, era feita de tubos galvanizados. Os galvanizados já eram uma evolução.
Tubos e conexões de ferro fundido
-Fabricação:
Tubos: São fabricados por centrifugação do metal fundido em fôrmas, precedida de um recozimento em fornos contínuos e posteriormente aplicadas pinturas de proteção do metal.
Conexões: Fundição em areia, passando por usinagem para retirada de rebarbas e limpeza.
-Tipos e classes:
Podemos distinguir dois tipos, os destinados a condutos livres (tipo esgoto) e os destinados a suportar pressão interna (tipo pressão). Os tipos esgoto são produzidos com ponta e bolsa. Os tipos pressão são produzidos com ponta e bolsa e com flanges.
Tubos para água tipo pressão: A sua produção deve satisfazer as Normas Brasileiras EB-43 que fixa: “Pesos e medidas para os tubos com as respectivas tolerâncias” e determina os ensaios de pressão interna, dureza e cisalhamento. As conexões seguem especificações dos fabricantes. A EB-43 especifica três classes em função da pressão interna:
Classe LA — ensaiados a 20 kg/cm2
Classe B — ensaiados a 30 kg/cm2
Classe A — ensaiados a 25 kg/cm2
As conexões acompanham as especificações das classes são as seguintes: joelhos, curvas, tês, cruzetas, junções, luvas, reduções, caps, plugs e mais conexões especiais para esgotos.
-Juntas:
Para o tipo esgoto as juntas são de vedação; para o tipo pressão, são de vedação e estanqueidade.
Tipos de juntas: ponta e bolsa, Ganges e tipos especiais como a junta Gibault, Mobex. Simples, Ferroflex, etc. As juntas tipo ponta