CONEXOES DE hidráulica
O presente trabalho tem como objeto conhecer os materiais que compõem a linha hidrosanitária, desde os tubos e caixas d’água, até as louças e metais sanitários, bem como alguns equipamentos.Você já ouviu falar em tubos de PVC? Sabe como funciona um vaso sanitário? Você tem idéia de quantos litros de água são necessários para a descarga de um vaso sanitário? Você já utilizou uma torneira que é acionada automaticamente quando você coloca a mão embaixo dela? Sabe de quais materiais uma caixa d’água pode ser fabricada? Vamos responder essas perguntas neste trabalho.
1. TUBOS HIDRAULICOS.
Existem vários tipos de tubos no mercado. Os tubos de PVC (policloreto de vinila) são encontrados em duas linhas distin-tas: linha hidráulica – para conduzir água fria; e a linha sanitá-ria – para sistemas de esgoto, ventilação e captação de água pluvial. São os mais empregados nos sistemas hidrosanitá-rios devido à facilidade de instalação, leveza, boa resistência à pressão, durabilidade quase ilimitada, menor perda de carga (bom desempenho) e baixo custo.
Os tubos de PVC da linha hidráulica podem ser do tipo junta roscada, que permite a montagem e a desmontagem das ligações sem danificar os tubos ou conexões; ou do tipo junta soldada, que não permite o reaproveitamento das conexões já utilizadas, porém apresenta maior facilidade de execução, proporcionando maior rapidez nos serviços de instalação; além disso, dispensa qualquer ferramenta especial, como tarraxa e transforma a junta em ponto de maior resistência. Os tubos de PVC da linha sanitária permitem alternativas no sistema de acoplamento (encaixe), como: junta elástica com anel de borracha ou junta soldada.
1-1 OS TUBOS DE CPVC (POLICLORETO DE VINILA CLORADO)
Possuem as mesmas propriedades dos tubos de PVC, mas são próprios para condução de água quente. O CPVC é um plástico que O PVC é largamente utilizado tanto na área médica e alimentícia quanto na construção civil e