Resumo: Fundamentos de Excelência
Os Fundamentos da Excelência expressam conceitos que se traduzem em práticas encontradas em organizações de elevado desempenho, líderes de Classe Mundial, conforme estudos descritos no capítulo Histórico do Prêmio Nacional da Qualidade. Por meio de um processo de aprendizado sistêmico, que inclui a atuação do Comitê Técnico de Critérios de Avaliação e a realização de Fóruns Empresariais, a FPNQ atualiza os fundamentos da excelência.
Os fundamentos em que se baseiam os Critérios de Excelência do PNQ são os seguintes:
Visão sistêmica
Aprendizado organizacional
Proatividade
Inovação
Liderança e constância de propósitos
Visão de futuro
Foco no cliente e no mercado
Responsabilidade social
Gestão baseada em fatos
Valorização das pessoas
Abordagem por processos
Orientação para resultados
Cada Fundamento de Excelência é conceituado a seguir, acompanhado de uma explicação de como é posto em prática em organizações excelentes.
VISÃO SISTÊMICA
Forma de entender a organização, como sendo um sistema integrado, inclusive à sociedade, onde o desempenho de um componente pode afetar não apenas a própria organização, mas suas partes interessadas.
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL
Busca e alcance de um novo nível de conhecimento por meio de experiência, avaliação, pesquisa, estudo, busca e compartilhamento de melhores práticas, levando à melhoria ou à inovação.
Proatividade
Capacidade da organização de se antecipar ou responder de forma rápida às mudanças de cenários, e às necessidades dos clientes e das demais partes interessadas.
INOVAÇÃO
Promoção de mudanças significativas para melhorar os produtos e processos da organização e criar valor adicional para as partes interessadas.
LIDERANÇA E CONSTÂNCIA DE PROPÓSITOS
Comprometimento dos líderes com os valores e os objetivos da organização; e a capacidade de construir e manter um sistema de gestão que estimule as pessoas a realizar um propósito comum e duradouro.
VISÃO DE FUTURO
Compreensão dos