Resumo Freud Básico
Freud básico- Pensamentos psicanalíticos para o século XXI
O complexo de Étipo é chamado por Freud a fase fálica onde ocorre na infância e que os impulsos psíquicos podem acontecerem.
Étipo se refere ao filho de Laio e Jocasta rei e rainha da cidade-estado grega de Tebas. Que depois de ser abandonado pelo pai e adotado por outra família, retornou a sua cidade e acabou matando o rei seu pai e se casando com a rainha sua mãe. Depois de descobrir o que fizera, segou-se seus olhos e foi morar nas ruas como mendigo. Esse drama foi escrito por Freud para explicar o complexo de Étipo. Ele acredita que foi lançado um castigo a Étipo e que até hoje é vivido por nós. Pois temos que passar por este estágio duma ligação íntima com os nossos progenitores do sexo oposto e a rivalidade pelo do mesmo sexo. O psicólogo Gardner Lindzey escreveu sobre o tabu do incesto. Que a procriação entre pessoas da mesma família tem descendentes menos resistentes a sobrevivência. Os críticos de Freud relatam que o complexo de étipo, aparece apenas em sociedades patriarcais estratificadas. Johnson e Prince-Williams relatam que está presente em todos contos folclóricos das culturas que estudaram. E que as evidencias que apreserntam nos meninos, não se aplicam o mesmo nas meninas.
Analistas afirmam que o complexo de Étipo e sua resolução, apresentam dificuldades psicológicas para a criança. Ao iniciar o tratamento em mulheres com problemas neuróticos, Freud ficou surpreso com a freqüência que narravam histórias da infância com ocorrências sexuais principalmente com o pai. Descobriu que algumas histórias não poderiam ser verdadeiras e sim fantasias criadas por elas. Essa descoberta foi um avanço do nosso reconjecimento de que as fantasias contêm um notável poder e de que existe algum lugar na mente onde a fronteira entre a fantasia e a realidade.
A teoria da sedylçai PE o que Freud acreditou até o fim da sua vida: que a neurose era causado por o abuso sexual de um adulto à uma