Introdução a informatica
INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA
Luís Afonso Costa Matos
Aracaju, Outubro de 2013
PROCESSADORES
A unidade central de processamento ( CPU ) também coonhecida como processador é o responsável pela execução dos processos e cálculos em alta velocidade, como se fosse o cérebro do computador e recebe auxílio da memória RAM em seu funcionamento facilitando a execução de vários programas e permitindo o armazenamento temporário de instruções do processador que são enviadas para os dispositivos.
O processador é composto basicamente pela ULA ou ALU ( Unidade Lógica e Aritimética), a unidade de controle que decodifica instruções e controla o ponto de execução e os registradores que armazenam dados para o processamento.
Os principais e mais conhecidos fabricantes de processadores são: a Intel e a AMD cada um possuindo sua própria família de processadores. Existem diversos tipos de processadoresm para diversas funcionalidades. Algumas atividades como jogos, edição de audio e video e operações mais pesadas, necessitam de um maior numero de núcleos de processamento para impedir a sobrecarga do processador.
Em um sistema multinucleos, dois ou mais núcleos de processamento, também chamados de cores, são colocados no interior de um chip. O sistema operacional utiliza cada núcleo como se fosse um processador, facilitando a execução de multitarefas. Porém, é importante lembrar que, os nucleos não somam a capacidade de processamento entre si, eles executam os processos em paralelo dividindo as tarefas e dificultando a sobrecarga de um núcleo.
MODELOS DE ARQUITETURA DE PROCESSADORES
Quanto a arquitetura, os processadores atuais podem ser x32 ou x64 bits. Os bits representam quantidade de dados que o processador pode trabalhar por vez. Quanto maior a quantidade de bits, maior será a capacidade de processamento. Para calcular o limite dessa capacidade, fazemos 2 elevado à quantidade de btis do processdor.
Os sistemas