Resumo formação econômica do brasil
Capítulo 1 – Da expansão Comercial à Empresa Agrícola.
O comércio interno europeu, em intenso crescimento a partir do século XI, havia alcançado um elevado grau de desenvolvimento no século XV, quando as invasões turcas começaram a criar dificuldades crescentes as linhas orientais de abastecimento de produtos de alta qualidade, inclusive manufaturas.
A descoberta das terras americanas é, basicamente, um episodio dessa obra ingente. De principio pareceu ser episodio secundário. E na verdade o foi para os portugueses durante todo um meio século
A legenda de riquezas inapreciáveis por descobrir corre a Europa e suscita um enorme interesse pelas novas terras. A partir desse momento então, a America deixa de ser um problema exclusivamente comercial: intervêm nele importantes fatores políticos. A Espanha - a quem coubera um enorme tesouro como até então não se conhecera no mundo – tratara de transformar seus domínios numa imensa cidadela. Outros países tentarão estabelece-se em posições estratégicas, seja como ponto de partida para descobertas compensatórias, seja para estabelecer plataforma para atacar os espanhóis.
Das medidas políticas que então foram tomadas resultou o inicio da exploração agrícola das terras brasileiras, acontecimento esse de maior importância para a historia americana.
Capítulo 2 – Fatores do êxito da Empresa Agrícola.
O açúcar. Essa experiência se rebelou sendo de maior importância, pois, demais de permitir a solução dos problemas técnicos relacionados com a produção do açúcar, fomentou o desenvolvimento em Portugal da industria de equipamentos para os engenhos açucareiros.
Os Flamengos recolhiam o produto em Lisboa, refinavam-no e faziam a distribuição por toda a Europa, particularmente os bálticos a Inglaterra e a França.
A contribuição dos flamengos – particularmente dos holandeses – para a grande expansão do mercado de açúcar, na segunda metade do século XVI, constituiu um fator