Resumo formação econômica do brasil
Celso Furtado
Primeira Parte – Fundamentos econômicos da ocupação territorial
Capítulo 1 - Da expansão comercial à empresa agrícola
A ocupação das terras americanas é resultado do desejo europeu em expandir seu comércio. Portugal teve de encontrar mais que uma economia de extração de metais preciosos, resultando assim na exploração agrícola de nossas terras, que passaram a desempenhar papel integrante da economia europeia ao destinar seus produtos ao mercado europeu. Como os produtos agrícolas eram poucos procurados no comércio europeu, coube à Portugal a primazia desse grande empreendimento coroado de êxito que trouxe aos portugueses o grande reinado como potência colonial da América.
Capítulo 2 – Fatores do êxito da empresa agrícola
O êxito português na empresa agrícola veio da experiência portuguesa nas ilhas do Atlântico onde já havia iniciado há dezenas de anos a produção açucareira. Esse sucesso contribuiu para a continuidade do país em terras brasileiras, fortalecendo o reino luso, que só permaneceria nas terras caso não houvesse uma carga financeira pesada , e o seu desejo de permanecer nas terras as quais esperavam ouro em grande escala.
Com a expansão agrícola, Portugal avançou na ocupação efetiva do que lhe coubera.
Capítulo 3 – Razões do monopólio
Portugal obteve êxito devido a crise econômica espanhola que se precipitou na descoberta de metais preciosos.
Capítulo 4 – Desarticulação do Sistema
A guerra entre Espanha e Holanda afetou e muito Portugal. Com a ocupação militar holandesa, muito se aprendeu das técnicas e conhecimentos portugueses, resultando num desenvolvimento da indústria concorrente no Caribe. No terceiro quartei do século XVII, o preço do açúcar estavam reduzidos à metade, juntamente com uma diminuição da exportação portuguesa. A moeda lusa, depreciou-se , mas como os capitais dos comerciantes estavam empatados em negócios do açúcar, o empreendimento continuou operando.
Capítulo 5 – As