Resumo formação econômica do brasil
- estrutura:
De acordo com Celso furtado, a economia na mineração apresentava uma estrutura fundamentalmente diferente da economia do açúcar. Porem, para Gorender, a estrutura da mineração era basicamente igual a estrutura no ciclo de açúcar, pois ambas possuíam grandes proprietários de escravos com grandes concentrações de renda.
-manufatura:
Condições que propiciavam a produção interna de manufaturados:
1: havia demanda derivada da atividade gerada pela mineração
2: havia um nível populacional alto reunido em torno dos centros urbanos
3: a distancia até os portos encarecia os produtos importados
Para Celso Furtado, uma vez que as exportações de açúcar caíram, Portugal passou a ter dificuldades para importar. O tratado de Methuen em 1703 ( ingleses reduzem tarifas sobre vinho português e Portugal retira embargos sobre tecidos ingleses), gerou uma quebra no desenvolvimento de manufaturas portuguesas. Quando se descobriu ouro no Brasil, Portugal pode continuar importando tecidos. Dessa forma, o tratado de Methuen permaneceu vigente fazendo com que as manufaturas portuguesas não se desenvolvessem. Logo, os imigrantes portugueses não levaram técnicas ao Brasil e, por isso, não surgem manufaturas na colônia.Para Gorender, a própria estrutura do sistema, não permitia o desenvolvimento de manufaturas, já que a colônia portuguesa era totalmente de exploração: não havia interesse em implementar a economia no Brasil.
- alforria:
Para Gorender, as alforrias atingiam principalmente mulheres e velhos e não representavam uma possibilidade realista a maioria dos escravos ( devido ao alto preço da compra de sua alforria). A conclusão a tirar consiste em que a mineração, por si mesma induzia a escravidão. O que multiplicou o numero de alforrias sem afetas as bases do regime escravista não foi propriamente a mineração, porém, a sua