Resumo Forma e Organização - CHing
Formas regulares: As formas regulares são aquelas em que as suas partes se relacionam entre si seguindo um vínculo firme e ordenado. Geralmente as suas características são estáveis e as suas formas simétricas respeitam um ou mais eixos.
Formas irregulares: As formas irregulares são aquelas cujas partes são desiguais não possuindo vínculos firmes que as unam entre si. Geralmente são assimétricas e mais dinâmicas que as regulares.
Transformação da Forma
Transformações dimensionais: Quando uma forma transforma-se mediante a modificação das suas dimensões, sem que para tal perca a sua identidade à família geométrica.
Transformação subtrativa: Em arquitetura o método de extrair uma ou mais partes de um sólido, quer seja no seu interior quer no exterior, produz a substituição da configuração geométrica inicial, pertencente à lei da boa forma.
Transformações aditivas: A transformação aditiva é realizada com o acrescentar de elementos. Por vezes a identidade original pode perder-se – conjunto uno / partes – modelação.
Forma centralizada: caracteriza-se num determinado número de formas secundárias que se agrupam em torno de outras formas. (origem central e dominante).
Forma linear: Caracteriza-se pelas formas que se dispõe sequencialmente em fila.
Forma radial: Composições baseadas em formas lineares que se estendem centrifugamente de uma forma central.
Forma aglomerada: Formas que se reúnem por simples proximidade ou por enquadramento visual comum.
Forma em malha: Formas moduladas cuja organização se regula de acordo com as tramas tridimensionais.
Colisões formais de geometria: Quando duas formas que diferem em geometria e orientação colidem e interpretam-se nos limites de cada uma, cada qual disputará pela supremacia e predomínio visuais.
Círculo e quadrado: A centralidade de uma forma circular possibilita que esta atue como um ponto central e unifique formas de geometria ou orientação contrastantes ao seu redor.