resumo flores
O documentário ‘’Ilha das Flores’’, mostra a principio a história de um tomate, como ele nasce, vai para os supermercados e vai parar na casa de um consumidor. Notamos que há um ciclo econômico envolvendo toda a história.
O tomate ao chegar à casa do consumidor é escolhido e o tomate que não está com a aparência agradável para ser digerido vai para o lixo.
Neste local vemos o grande problema ambiental existente, Ilha das Flores é o local onde o lixo é armazenado em uma cidade de Porto Alegre, este local apresenta um proprietário que comprou o lugar para alimentar seus porcos. O lixo ao ser jogado no local é separado por alguns funcionários que escolhem ali qual alimento seria adequado para a alimentação do porco. Após isso, o que foi recusado como ‘’alimento’’ para o porco, é utilizado pela população que vive próximo do local.
É nesta parte que entendemos o sentido do documentário, vemos que a sociedade está ligada aos fatores econômicos. Quem tem uma renda favorável, consegue viver bem, possuir seus bens materiais e proporcionar um bem estar à família. Quem não possui nada, moradia, dinheiro, não consegue sobreviver nos padrões da sociedade, ou seja, acaba vivendo na situação mostrada no documentário, se alimentando da comida que foi ignorada pelos porcos.
No final do documentário é dito a seguinte frase: ‘’ Livre é o estado daquele quem tem liberdade. Liberdade “é uma palavra que o sonho humano alimenta que não há ninguém que explique, e ninguém que não entenda”. A liberdade estaria ligada aos fatores econômicos, que alguns ser humanos possuem e outros não.