resumo plantas sem flores
1. Briófitas
Divididas em três grupos:
Musgos: apresentam um eixo chamado cauloide, de onde saem filamentos conhecidos como rizoides, cujas funções são a fixação do vegetal ao solo e a absorção de agua e sais minerais. Do cauloide também saem laminas laterais, os filoides, responsáveis principalmente pela realização da fotossíntese.
Hepáticas: são plantas verdes, pequenas, com aspecto de laminas achatadas. Sob cada lamina desenvolvem-se os rizoides. Geralmente, as hepáticas são encontradas em ambientes bastante úmidos e sombreados, havendo ainda espécies que se desenvolvem na superfície de agua doce.
Antoceros: são semelhantes às hepáticas; no entanto, apresentam esporófitos filamentares, alongados, que crescem eretos sobre os gametófitos.
A. Características
Eucariontes;
Clorofiladas, sendo, portanto, autótrofas;
Apresentam tecidos, mas não possuem vasos condutores de seiva;
O transporte de liquido é lento, o que determina um pequeno tamanho;
Vivem apenas em ambientes terrestres úmidos ou em agua doce;
Não produzem flores, sementes nem frutos;
Dependência de agua para a fecundação.
O corpo de um musgo é o gametófito, formado por células haploides e produz gametas pelo processo de mitose.
O esporófito, na época da reprodução, cresce sobre o gametófito feminino, recebendo nutrientes para seu desenvolvimento. O esporófito é constituído por pé, haste e esporângio (capsula), no qual são produzidos os esporos por meiose. Apresenta-se formado por células diploides.
B. Reprodução
Ciclo reprodutivo com alternância de gerações ou metagênese. Assim nota-se a existência de dois tipos de vegetais: o gametófito (n) e o esporófito (2n), sendo que o gametófito é a geração duradoura, mais desenvolvida e que vive mais tempo.
Gametófito é o vegetal desenvolvido, geralmente dioico, ou seja, de sexos separados. Cada gametófito possui rizoides, cauloides e filoides, formando gametângios em sua extremidade.
O