Resumo Fisiocratas
Questões:
1. Para os fisiocratas existe uma ordem natural governando a economia. Qual o papel da teoria econômica e das ações econômicas dos governos nesse contexto?
2. Por que os fisiocratas defendiam o liberalismo econômico, de acordo com sua teoria e no contexto em que viviam?
3. O que são atividades produtivas e improdutivas na economia, de acordo com os fisiocratas?
4. Qual a unidade de medida que os fisiocratas usam para mensurar o excedente econômico? O excedente surge da produção ou da circulação de mercadorias? O que gera o excedente é o trabalho, a utilidade ou a natureza?
5. Em linhas gerais qual o sistema tributário ideal segundo os fisiocratas? Por quê?
6. Segundo a escola fisiocrata, quais as classes sociais atuantes na economia? O que diferencia cada classe em termos econômicos? Qual a função econômica dos proprietários da terra?
7. Por que os fisiocratas classificam a classe agrícola como exercendo uma atividade produtiva e a classe manufatureira como exercendo uma atividade estéril?
8. O que François Quesnay quis demonstrar com seu Quadro Econômico?
Avaliação
Exponha seus principais pontos aqui. Faça críticas às concepções econômicas fisiocratas. Apresente suas conclusões.
1. Estabelecer as infraestruturas indispensáveis ao bom funcionamento da economia, como a construção e a manutenção das grandes vias de circulação, a uniformização do sistema de pesos e medidas, a organização de um aparelho judiciário que assegure o reconhecimento dos contratos.
2. Os fisiocratas defendiam a liberdade econômica (laissez-faire) e, por consequência combatiam a prática mercantilista. Negavam a intervenção do Estado na economia, para eles o Estado deveria garantir a propriedade e a vida dos cidadãos, propunham a valorização da indústria extrativa e da agricultura, consideradas as únicas criadoras de riquezas.
3. Atividades produtivas: É aquela que produz um excedente, característica que só se verifica no trabalho