trabalho economia
Para se manter saudável economicamente é necessário conhecer e analisar os principais indicadores econômicos. Apresentaremos neste trabalho, a situação atual de cada um, coletados diretamente da fonte de dados: Banco Central do Brasil (BCB), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Fundação Getúlio Vargas (FGV). Mostraremos dados indispensáveis para um bom conhecimento da economia como: PIB, taxa de desemprego, índices de preços, balança comercial, dívida pública, juros (Selic e TJLP), Focus, entre outros.
1. PRINCIPAIS INDICADORES ECONÔMICOS
1.1 ATIVIDADE E EMPREGO
1.1.1 PIB
A expectativa para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano passou a 0,21%, sobre 0,20% no último levantamento. Para o ano que vem, a estimativa de expansão de 0,80% não foi alterada.
1.1.2 Utilização da capacidade instalada
A utilização da capacidade instalada (UCI) da indústria brasileira aumentou em setembro, na comparação com agosto, passando de 80,5 para 81,3 pontos, descontadas as influências sazonais. No mesmo período, além do aumento de 0,8 ponto na UCI, o índice de horas trabalhadas na produção subiu 1% e o de faturamento real da indústria, 0,8%. Os dados constam dos Indicadores Industriais, divulgados hoje (3) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
1.1.3 Vendas no varejo
Indicadores Econômicos
19-nov-2014
I.37 - Índice de volume de vendas no varejo - Brasil1/
2011 = 100
Período
Comércio
Combustíveis
Hipermercados,
Tecidos,
Móveis e
Automóveis,
varejista e lubrificantes supermercados, vestuário e eletrodo- motocicletas,
geral
prod. alimentícios, calçados mésticos partes e peças
bebidas e fumo
Obser.
Dessaz.
Obser.
Dessaz.
Obser.
Dessaz.
Obser.
Dessaz.
Obser.
Dessaz.