Resumo Filme
A sílica, também conhecida como óxido de silício, surge através de um composto binário de silício e oxigênio (SiO2), dois elementos que são encontrados em abundância na natureza como resultado das transformações de eras geológicas. Atualmente, o Oxigênio (O) é o elemento mais abundante da Terra, com composição de 49% da crosta terrestre, seguido do silício, que é o segundo elemento mais abundante, com composição de 25% da crosta terrestre.
O silício está presente em alguns minérios, dentre eles: quartzo, ametista, ágata, granito, feldspato e argila, e para a sua obtenção, é necessário que esteja exposto a temperaturas extremas, acima de milhares de graus Celsius.
A sílica ou óxido de silício é um dos mais consideráveis compostos de silício que ocorrem na natureza, e podem ser encontrados de três formas: Sílicas vítreas, Sílicas amorfas e Sílicas cristalinas.
SÍLICAS VÍTREAS
Na sua forma vítrea é muito utilizada na indústria de vidro e como componentes óticos.
SÍLICAS AMORFAS
Na sua forma amorfa é utilizada como dessecante, adsorvente, carga e componente catalisador.
SÍLICAS CRISTALINAS
Na sua forma cristalina é muito usada como um constituinte de materiais de construção, como por exemplo, o quartzo.
QUARTZO
Quartzo é um mineral de grande variedade que possui estrutura cristalina trigonal e é formado basicamente por sílica. Os quartzos podem ser encontrados em diversas cores. Por fazer parte da composição dos granitos, arenitos, calcários etc, possui um alto grau de dureza, suportando várias situações de agentes atmosféricos. Pode ser encontrado desde pequenas pedras até rochas imensas. É muito utilizado na fabricação de vidros, saponáceos, dentifrícios, lixas, refratários, cerâmicas e também na confecção de objetos de enfeites, como pulseiras, colares, etc. A areia é praticamente composta de quartzo.
Como já sabemos, a sílica é um mineral muito abundante na crosta terrestre, possibilitando a sua utilização como