Resumo Filme O terminal
O filme conta a história de Viktor, que chega aos Estados Unidos e é impedido de voltar a seu país, devido a uma crise que está se passando. O departamento de Segurança retém o seu passaporte e o deixa preso no aeroporto.
Os dias vão se passando e Viktor passa por várias situações que mostram a diferença de cultura, e as demonstrações de valores são cada vez mais exaltadas, mostra a sociedade e a opressão que ele sofre por ser de um pais inferior ao E.U.A.
Como foi forçado a passar os seus dias no aeroporto, foi obrigado a aprender a falar outra língua, e adquirir habilidades múltiplas para garantir a sua sobrevivência, acaba virando amigo de muitas pessoas, demonstra com trabalhos e algumas intervenções a sua ajuda e seus valores. Em poucas oportunidades fala de sua família e demonstra o respeito que sente por eles.
Viktor sofre por nove meses com a crise politica do seu pais, sendo impedido de retornar. As situações se tornam cada dia mais preocupantes, e a sua necessidade de voltar se torna cada vez mais clara e evidente. As desigualdade social, pois neste tempo em que ele passa no aeroporto só encontra pessoa bem vestidas, também fica bem implícita no filme, e a necessidade de pertencer a algum grupo social para ser aceito, os funcionários do aeroporto se dividem por setores e formam grupos.
O filme retrata bem alguns pontos estudados dentro da sociologia, mostrando a necessidade da interação social e da convivência para conseguir se manter dentro de um grupo. O filme mostra a crise politica, a falta de compaixão pelo próximo, o abuso de poder dos seguranças, os valores de um homem de bem, que apesar de estar passando por maus momentos, busca ajudar os outros.
São mostradas com bastante clareza as teorias sociológicas que foram estudadas em salas, mostrando em todas as cenas o comportamento humano e social, e as regras criadas para viver em sociedade. Faz demonstrações de valores, tanto familiar, como políticos e