RESUMO ARGUMENTATIVO DO FILME: O TERMINAL
O filme aborda a importância da comunicação, pois ela é indispensável ao nosso cotidiano, sendo instrumento de instrução e troca mútua de informações entre pessoas na realização de qualquer atividade a ser desenvolvida. “O Terminal” observa-se esta grande dificuldade, onde um passageiro (Vciktor Navorski) viaja para Nova York e chegando lá fica preso no aeroporto porque seu país sofre um golpe de estado e consequentemente seu passaporte torna-se inválido, impedindo-o de adentrar no território.
O diretor do aeroporto começa a falar com ele, mas percebendo que o passageiro não dominava o idioma local (Inglês), tenta através de gestos explica-lo sobre a situação conturbada da Krakozhia (seu país de origem) e os porquês burocráticos dele não poder entrar na cidade, mas sem sucesso na explicação utiliza uma embalagem de batatas fritas, uma maçã e palavras para facilitar o entendimento, ou seja usa-se da linguagem mista para ajudar na mensagem.
Ainda sem entender nada e andando dentro do terminal ouve o hino de seu país e corre para a televisão, compreendendo por meios de imagens que a Krakozhia estava em guerra. O autor principal sente a necessidade de entender e se fazer entendido, e bastante esperto adquire dois livros em línguas diferentes, um em inglês e o outro em sua língua, comparando-os aprende diversas palavras e também com a convivência com todos no aeroporto obtém o domínio dos códigos.
Mesmo com tantas conturbações Vicktor estava se virando muito bem, porque através das linguagens verbal, não verbal, com gestos, cores, desenhos, mímicas, sinais luminosos e sonoros contribuíram para o processamento das informações e o relacionamento dele naquele lugar.
Sendo obrigado a viver por meses lá, aguardando a resolução do seu problema eis que conhece uma aeromoça e se apaixona pela mesma chamada Amélia e já entendendo a linguagem verbal os dois