Resumo filme matrix
Inconformado e desconfiado sobre as realidades apresentadas no “mundo”, Neo é um personagem que não acredita em destino, não acredita em nada mostrado pelas mídias, basicamente não acredita em nada sobre a realidade vivida, e procura na maioria do seu tempo encontrar a verdade oculta.
Suas intermináveis dúvidas unida a sua inteligência o fazem ser observado por aqueles que sabem toda a verdade, Mas também por aqueles que a escondem e lutam contra qualquer um que possa destruir a mentira imposta a humanidade (Matrix).
Se voltarmos a algumas cenas do filme, vemos claramente uma extrema ligação com o passado. Há uma comparação entre “Neo e Sócrates”, por vários fatores, tendo como principal uma constante batalha mental que os dois vivem em busca da “verdade”.
Sócrates assim como Neo desconfiava da realidade apresentada em seu mundo, e logo começa a se consagrar o “patrono da Filosofia” por sua inteligência, levando inúmeras pessoas a procurarem saber o porquê das atitudes que tomavam, das crenças que seguiam, das coisas que faziam e pensavam, do modo de vida que tinham... Causava um “choque de realidade” na sociedade, e conseqüentemente passou a ser seguido pelos poderosos de Atenas e foi condenado a morte, acusado de corromper valores da sociedade.
Nos dias de hoje vivemos claramente em uma realidade hipócrita onde o mundo, as pessoas e principalmente o governo e a mídia mundial procuram sempre ocultar a realidade da população. A diferença é que: não vivemos apenas uma batalha mental, vai muito além. O “sistema” nos quer presos as suas mentiras, para sermos sempre eternos consumistas, para estarmos sempre presos a ele. Criam mentiras e fazem a população segui-las de maneira absurda. Religiões,