Resumo do filme Matrix
E a realidade pode despertar para a mudança (no caso, uma perseguição), porém a efetiva transição para o outro lado, para o novo, terá como elemento determinante um ato da pessoa. O autor do filme tenta caracterizar a sociedade em que vivemos é uma sociedade de aparência, porque aquilo que se possui tem mais valor do que você é. Então o jeito de se vestir, automóveis, trabalho, acaba se tornando uma sociedade pragmática, vangloriada pelo consumismo e o materialismo.
Assim como Sócrates, em sua sociedade, já vivia com uma relação exaltar a aparência. Ter grande quantidade de escravos, assistir aulas com os sofistas, algo que só quem tinha posses teria condições de pagar suas aulas; Possuir um corpo belo, escultural, para demonstrar que seria um excelente guerreiro. Então essa serie de fatores já influenciavam o que era mais importante para as pessoas. Por isso que essa questão de Sócrates e Neo serem os “escolhidos” é bem apropriada, pois os dois não aceitam aquilo que a sociedade impõe, e seguem um rumo totalmente diferente dos demais.
A filosofia de Sócrates regia-se por duas fases:a ironia e a maiêutica.Relacionando estas duas fases com o filme,a ironia é característica da percepção,pela parte dos adormecidos,que vivem nessa ilusão, que não comandam a sua vida.A maiêutica corresponde ao “Renascimento”,quando deixam a Matrix para encararem a realidade. Platão falou sobre o Mito da Caverna.A história se passa em uma caverna escura,onde se localiza prisioneiros que ali nasceram,mas não sabem da existência de um mundo exterior.Na caverna entrava um pequeno rastro de luz formando