Resumo filme Geologia
Por um longo período ele veem sofrendo mudanças e as formas de vidas que hoje existem, são felizes sobreviventes de várias séries de extinções em massa. Somente a partir de 200 anos atrás, que cientistas veem estudando o planeta e descobrindo “como nasceu nosso planeta”.
CAP I – “A origem da Terra e o tempo geológico": Durante muito tempo, o homem não sabia a idade do nosso planeta, mas nos últimos 200 anos isso tem mudado. Foi na Escócia, no ano de 1778, que a descoberta do afloramento rochoso causou uma reviravolta na história da Terra. James Hunter, que mais tarde se tornaria o pai da geologia, passou anos tentando descobrir como surgiram as rochas, e ele em tendeu que somente um processo muito lento, desenvolveria camadas de sedimentos sobrepostos. Hunter concluiu que as rochas levaram milhares de anos para se formar, mas ele não tinha provas e sua teoria ia de encontro com as da igreja, que por anos foi considerada a versão autorizada para a criação da Terra, baseada no livro de Gênesis.
Para a igreja a terra tinha 6 mil anos de idade e foi criada em 14/10 à tarde. Para Hunter a terra era muito mais velha, e em uma excursão, encontrou a prova que precisava. Nos 200 anos seguintes os cientistas concluíram que este planeta passou por mudanças, começando como um mundo de fogo, causado pela colisão de meteoros, provocando um ambiente com temperaturas de 4000ºC, iguais ao sol.
Lordin Kelvin, conhecedor da Termodinâmica, acreditava que a Terra se resfriava lentamente, e chegou a um novo cálculo para a idade da Terra. Segundo ele, seria preciso 20 milhões de anos para a temperatura chegar ao nível atual, mas kelvin não conhecia a radioatividade, elemento que influencia