a viagem perdida de darwin
Beatriz Ribeiro Nº 2 11º CT
Professora: Ana Branco
Índice:
Capa …………………………………………………………………. pág. 1
Índice …………………………………………………………………pág. 2
Síntese da teoria evolucionista de Darwin ……………………………pág. 3
Resumo do filme “ A viagem perdida de Darwin” …………………...pág. 4
Teoria evolucionista de Darwin
Darwin que antes se considerava naturalista formou uma teoria a favor do evolucionismo em função das suas observações feitas a bordo de um barco.
Durante os cinco anos que durou a viagem, iniciada em 1831, Darwin visitou diversos locais da América do Sul e da Austrália, além de vários arquipélagos tropicais.
Darwin fez escavações na Patagónia, onde encontrou fósseis de mamíferos já extintos e descobriu o fóssil de um animal gigantesco, com a organização esquelética muito semelhante à dos tatus que hoje habitam o continente sul-americano.
Nas ilhas Galápagos, um conjunto de ilhas pequenas e áridas, situadas no Oceano Pacífico a cerca de 800 km da costa do Equador, Darwin encontrou um sítio muito especial que variava ligeiramente de ilha para ilha.
Em 1837, uns meses depois de regressar formou a sua teoria que é a seguinte:
-Darwin percebeu que havia variabilidade genética entre os indivíduos de uma população (variabilidade intra-especifica). E, visto que, as populações têm sempre tendência a crescer mais do que os recursos (superprodução de descendentes) acaba por haver luta pela sobrevivência entre a população. Os indivíduos que estão melhor adaptados, vivem mais tempo (sobrevivência diferencial). Vivendo mais tempo têm mais descendentes que herdam as suas características (reprodução diferencial).
Segundo esta teoria o meio ambiente desempenha um papel seleccionador (selecção natural), na medida que escolhe as variações dos seres vivos (mais aptos - variedade diferencial) que permitem uma melhor sobrevivência