(Resumo) Filme com cenas de violência: efeito sobre o comportamento agressivo de crianças expresso no enredo de uma redação.
Resumo utilizado como embasamento para Tese de Conclusão de Curso.
Relativo aos dados empíricos, não são apresentados dados sobre as práticas do público brasileiro (ou são raros), mas somente sobre as do público dos EUA.
A pesquisa foi realizada pela seguinte metodologia:
Participaram 56 alunos de 4ª série do Ensino
Fundamental, de uma escola pública. Entre as crianças, 25 eram do sexo feminino e 31 do sexo masculino, com idades variando entre 9 a 12 anos.
Três estudantes universitários do sexo feminino, que cursavam o terceiro ano de graduação em Psicologia e que não conheciam o objetivo do estudo, participaram como juízes para avaliar redações escritas por esses alunos. “Em outras palavras, homens provavelmente empregam, com maior freqüência formas diretas de agressão, enquanto as mulheres usam, com maior freqüência, formas indiretas – ações que são prejudiciais para os outros de maneiras mais sutis” (p. 288). Bartholow e Anderson.
O processo de formação de classes equivalentes, isoladamente, não pode ser considerado como o único fator que contribui para o desenvolvimento e a manutenção de comportamentos agressivos.
Os comportamentos agressivos, assim como os demais comportamentos operantes são mantidos porque eles produzem efeito no ambiente: as ações que dão certo tendem a ser repetidas e as que não produzem esse efeito são extintas.
"Participaram 56 alunos de 4ª série do Ensino
Fundamental, de uma escola pública. Entre as crianças, 25 eram do sexo feminino e 31 do sexo masculino, com idades variando entre 9 a 12 anos.
Três estudantes universitários do sexo feminino, que cursavam o terceiro ano de graduação em Psicologia e que não conheciam o objetivo do estudo, participaram como juízes para avaliar redações escritas por esses alunos." Violência na Escola: das políticas aos quotidianos.