resumo etica uma primeira conversa
Ética
Uma Primeira Conversa
Roger-Pol Droit
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Engenharia de Produção 1Q
Júlio Shoji 3151824-9
Márcia Raiz 3151287-9
Mariana Feitosa 3156291-4
Nathalia Kimie 3158621-1
Robson Porfírio 3158080-7
Pamella Viana 3153958-0
30 de Abril de 2015 São Paulo – SP
Não podemos ser justos se não formos humanos.
Vauvernargues, Reflexões e máximas, 12
Capítulo 1
AS AVENTURAS DE UMA PALAVRA
Sobre o significado da palavra ética, encontram-se diversas expressões para traduzi-la. Do grego, Éthos significa o “hábitat”, no que se refere a maneiras de habitar o mundo. A ética também pode significar o “caráter” de uma pessoa, os costumes e as regras que se seguem, porém, percebe-se que o sentido que havia antigamente dispersado do que se pensa hoje sobre a ética.
A palavra ética tem origem do termo Ethiké, do grego, que pode ser traduzido por “comportamental”. Conclui-se que a primeira definição possível seria defini-la como: uma forma de conhecimento que diz respeito aos comportamentos.
Entra-se, no entanto, numa discussão com relação a julgamentos morais sobre o comportamento das pessoas, pois não se consegue definir o que é bom e o que é mal, ou o que é certo e o que é errado.
Sobre moral e ética, são palavras de significados muito semelhantes, porém, apesar de muitos debates sobre o assunto, possuem significados diferentes. Em resumo, pode-se dizer que a moral se refere aos valores existentes sobre a sociedade, enquanto a ética se refere ao trabalho de construir, ajustas e elaborar mudanças necessárias nesses valores.
Vivemos numa sociedade onde ocorrem vários debates, por exemplo, sobre casamento homossexual, a legalização das drogas, etc., e isso se deve à existência da moral. A ética existente sobre a sociedade nos leva a questionar o que é certo e