Resumo do livro Ética uma primeira conversa Roger-Pol
DROIT, Roger-Pol. Ética uma primeira conversa. Martins Fontes, São Paulo, 2012
Capítulo 1
A origem da palavra “ética” é o termo éthos, do grego, que tem como significado, habitat, ou seja, a ética estaria relacionado ao modo de vida das pessoas. Pode-se também traduzir como “comportamento”, portanto, novamente aponta à forma de vivência das pessoas, algo que é livre de julgamentos, não havendo bom ou mau, assim como se faz ao observar o comportamento dos animais na natureza. Porém, o ser humano não pode igualar-se ao animal irracional, então procura comportar-se da melhor maneira possível, fazendo, portanto, um julgamento do que é bom e mau, moral ou imoral.
Nessa situação, encontra-se uma dúvida, portanto da diferença entre as palavras “moral” e “ética”, pois não apenas são comumente reconhecidas como sinônimos, como também em suas origens, possuem o mesmo significado, apesar de raízes diferentes. Em termos práticos, a moral seria aquilo construído ao longo de um tempo, por uma família, religião, etc. Enquanto a ética seria aquilo em construção para compreender as questões contemporâneas e agir da melhor maneira possível. Há uma dificuldade, portanto, nos tempos atuais de definir o que seria ético ou não, devido à grande divergência de pensamentos em vários temas, sendo necessário conhecer esses ideais para formar um julgamento justo.
Capítulo 2 A ética é constituída de atos desde os mais simples e comuns aos mais raros e polêmicos e importa mais o ângulo sobre o qual é vista que ela por si. A ética é regida pela pergunta “como devemos agir?” e pode ser aplicada em diversas situações, pois o ser humano busca sempre aquilo que é bom. Segundo Sócrates, mesmo em situações aparentemente contraditórias, o ser humano busca o melhor, como que, mesmo ao buscar aquilo que é mau, procura o pior possível, ou seja, o melhor do pior. Além disso, ao tomar uma decisão, o ser humano não está apenas escolhendo algo que caiba a si