Etica: uma primeira conversa - Resumo capitulo 1
A origem direta da palavra ética vem do termo ethiké, que é um adjetivo derivado de éthos. Podemos traduzir ethiké como "comportamental", ou seja, a ética é uma forma de conhecimento que diz respeito aos comportamentos das pessoas.
Existem duas maneiras de considerar o comportamento humano. A primeira delas é simplesmente descrevê-lo, dizer como as pessoas se comportam sem fazer nenhum tipo de julgamento. Já a segunda, procura saber como se comportar da melhor forma possível, classificando os comportamentos em bons e ruins e iniciando a questão dos juízos normativos, que enunciam o que é bom e o que é mau. Esses juízos são responsáveis por fazer os chamados julgamentos morais, que discernem os que são portadores de valores positivos daqueles que são considerados antimorais.
Moral é a tradução em latim daquilo que os gregos chamavam de ethiké, e por isso, muitas pessoas consideram ética e moral como a mesma coisa, já que ambas as partes se preocupam com os valores e essencialmente com o bem e o mal. Porém, na época moderna, considerou-se que "moral" pudesse estar reservado aos tipos de normas e valores herdados do passado e da tradição ou religião, tudo aquilo que possa ser transmitido, constituindo um "conjunto fixo de regras". Já o termo "ética" é empregado principalmente para os campos em que essas normas e regras estão por ser construídas, ajustadas e elaboradas geralmente por reflexões coletivas por meio da conciliação.
Além disso, o termo "moral" também ganhou uma distinção pesada nos tempos atuais, quando é entendido de maneira pejorativa como quando dizer