Resumo Estadunidense
A consolidação da indústria estadunidense está relacionada a três fatores fundamentais: o maquinismo, a rede de transportes e o papel do empresário.
Maquinismo é o nome dado à ampla utilização de máquinas na produção. A utilização de máquinas está muito ligada à indústria têxtil e à agrícola.
A instalação de uma vasta rede de transportes associadas às riquezas minerais possibilitou a acumulação de capital em todo o país e sua aplicação na indústria. Ao integrar o país de leste a oeste ampliou-se mercado interno e a indústria, com maior aproveitamento do potencial de cada região.
O papel dos empresários foi também muito importante no processo da industrialização são estadunidense, os grandes empreendedores valeram-se das inovações para aumentar a geração de riquezas. (ex.: Henry Ford, o criador da produção em massa de automóveis)
O maior destaque, no entanto, deve ser dado ao grande incentivo as inovações tecnológicas (inventos ou novos processos). A pesquisa cientifica aplicada a indústria permitiu constante modernização e crescente eficiência industrial.
Curiosidades
Alguns empreendedores passaram de pequenos empresários a grandes magnatas.
Os recursos naturais não possuem valores econômicos por si sós; dependem das condições tecnológicas para a sua exploração econômica.
A inovação tecnológica permitiu também que recursos minerais sem valor reconhecido fosse transformados em matéria-prima de auto valor.
Não só s invenções foram importantes no desenvolvimento tecnológico, mas também a aplicação da ciência na organização da ciência (o taylorismo), trazendo um aumento na produtividade do trabalho.
No pós-guerra, as inovações tecnológicas, antes ligadas a figura do empresário empreendedor, passaram a ser realizadas pelo centro de pesquisa das grandes corporações, mas ainda ligadas as pesquisas nas universidades.
A hegemonia dos Estados Unidos hoje