Pratica 1 Dioxido De Carbono
EXPERIMENTO 1
Preparação e propriedades de dióxido de carbono e ácido carbônico
Introdução:
O carbono é, sob muitos aspectos, um elemento único. Este elemento existe nas formas de grafite, diamante e C60 (Buckyball), podendo formar uma enorme variedade de compostos contendo ligações covalentes. Embora o carbono seja um não-metal, sob a forma de grafite, conduz eletricidade. Dois dos óxidos de carbono são muito comuns, o CO e o CO2, sendo que este último é o anidrido do ácido carbônico (H2CO3), um ácido fraco e instável.
Neste experimento investigaremos algumas reações do carbono, do dióxido de carbono e de carbonatos. O ácido carbônico é um ácido dibásico e forma duas séries de sais: os bicarbonatos (sais ácidos) e os carbonatos. Algumas propriedades de carbonatos e bicarbonatos serão estudadas.
Objetivo:
Investigar algumas reações que formam dióxido de carbono.
Materiais:
11 tubos de ensaio; conta gotas; bico de Bunsen; pinça de madeira; erlenmeyer de 250mL com rolha; canudo de vidro; suporte para tubo de ensaio; becker de 50 mL; espátula de madeira; carbonatos de sódio, cálcio, magnésio e chumbo; bicarbonato de sódio
H2SO4 2M;
HCl 2M;
HNO3 3M; ácido oxálico 5M solução saturada de Ca(OH)2.
Procedimentos:
Em cinco tubos de ensaio, coloque aproximadamente ½ cm de altura de cada um dos seguintes sólidos: Na2CO3, CaCO3, MgCO3, PbCO3 e NaHCO3.
Etiquete os tubos para identificá-los. Adicione 5 gotas de H2SO4 2M ao primeiro tubo. Para testar a presença do gás CO2, mantenha uma gota da solução saturada de Ca(OH)2 suspensa em um conta gotas o mais próximo possível da solução. O aparecimento de um precipitado branco ou de uma névoa branca na gota de
Ca(OH)2, devido à formação do CaCO3(s) branco e insolúvel, é prova de que o gás
CO2 está sendo produzido.
Repita o procedimento, adicionando HCl 2M ao segundo tubo, HNO3 3M ao terceiro, HCl 2M ao quarto e ácido oxálico 5M ao quinto.
Questões 1 a-Qual é a causa da efervescência em cada teste? b-Escreva a equação para