TRABALHO DE MAMOGRAFIA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO : CURSO DE EXTENSÃO EM MAMOGRAFIA
TOMOSSÍNTESE MAMÁRIA
Aluna: Amanda Gonçalves e Castro
Orientadora: Prof. Elisa de Fabbio Carneiro
Rio de janeiro , 27 de Julho de 2015.
TOMOSSÍNTESE MAMÁRIA
Resumo:
A tomossíntese da mama é uma técnica em desenvolvimento aplicada à mama, que adquire imagens 3D do tecido mamário comprimido em diferentes planos durante um curto tempo. As imagens individuais são posteriormente reconstruídas em séries de cortes finos de alta-resolução que podem ser visualizados individualmente ou de um modo dinâmico.
Os cortes finos reconstruídos reduzem ou eliminam os problemas causados pelo tecido sobreposto e o ruído da estrutura anatómica que aparecem na imagem 2D da mamografia digital.
Introdução:
Como Funciona a Tomossíntese da Mama ?
Aquisição : A mama é comprimida numa maneira padrão. A mama permanece estacionaria enquanto a ampola de raios-x roda sobre uma range de ângulos limitada. As séries de cortes com baixa dose são efetuados em cada grau, criando uma série de imagens digitais. Tipicamente, a ampola roda cerca de 10-20 graus e efetua 10-20 exposições em cada 1º durante os 5 segundos ou menos, que é a duração total do exame. As imagens individuais são projeções embora apresente diferentes ângulos e essas imagens são posteriormente reconstruídas em cortes.
A tomossíntese é capaz de adquirir imagens em qualquer direção, não só nas posições CC (craniocaudal) ou na OML (obliqua mediolateral).
Em relação ao movimento da ampola, este pode ser: continuo ou step-and-shoot. O movimento continuo de exposições de raios-x devem ser curtas o suficiente para evitar a distorção da imagem devido ao movimento do spot focal. Se o movimento é step-and-shoot é utilizado, a gantry deve alcançar a paragem completa em cada ângulo, senão a vibração irá distorcer a imagem.
O critério mais importante é duração total do exame que deve ser a mais pequena possível,