HIST RIA DA LITERATURA
DER
O
A
O
IT
L
EÇD A
MR I A
O
C STÓ
H
I
D
TU A
U
R
O
Venus desarma Marte (pintura de Jacques-Louis David (1748-1825)).
Pela mitologia grega, Afrodite (Venus dos romanos) era a deusa do amor e da beleza. Ares (Marte dos romanos) era o deus da guerra, representando o espírito de batalha.
HISTÓRIAS MILENARES
•
A mitologia greco-romana foi a pedra fundamental do que hoje conhecemos como “literatura”.
•
Os Deuses e semideuses greco-romanos tinham comportamentos e sentimentos humanos, como a ira, a paixão, a tristeza, a vingança, a ganância, tal fato era o que tornava as tramas mais identificáveis e conseguintemente, mais atrativas.
•
A mitologia greco-romana influenciou toda a cultura ocidental em suas diversas formas artíticas.
•
Mito: são narrativas utilizadas pelos povos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza que não eram compreendidos por eles. Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis. Todos estes componentes são misturados a fatos reais, características humanas e pessoas que realmente existiram. Um dos objetivos do mito é transmitir conhecimento e explicar fatos que a ciência ainda não havia explicado. ORIGEM DA LITERATURA
•
Epopéia de Gilgamesh : Após a morte de seu melhor amigo, o rei Uruk resolve partir em busca da vida eterna.
•
Ilíada : Relato da guerra entre gregos e troianos.
Autoria atribuída a Homero.
•
Odisséia: Relato da viagem feita por Ulisses de volta para casa após o fim da Guerra de Tróia. Autoria atribuída a Homero.
GÊNEROS LITERÁRIOS
Gênero épico: Desenvolveu-se a partir dos antigos poemas épicos, também conhecidos como epopeias, as quais eram representadas por narrativas em forma de versos, tendo como enredo principal os grandes feitos heroicos de um povo, aliando elementos terrenos com mitológicos e lendários.
Gênero lírico – O termo “lírico” é oriundo de um instrumento musical denominado lira, usado desde a Antiguidade clássica para