A Hist Ria Da Literatura
A história da literatura estuda os movimentos literários, artistas e obras de uma determinada época com características gerais de estilo e temáticas comuns, e sua sucessão ao longo do tempo.
As histórias da literatura são divididas em grandes movimentos denominados eras, que se dividem em movimentos denominados estilos de época ou escolas literárias.
Cada escola literária representa as tendências estético-temáticas das obras literárias produzidas em uma determinada época.
Os Gêneros Literários na Antiguidade: na Grécia Clássica, os textos literários se dividiam em três gêneros, que representavam as manifestações literárias da época:
O gênero épico: narrações de fatos grandiosos, centrados na figura de um herói. Segundo Aristóteles, a palavra narrada.
O gênero dramático: textos destinados para a representação cênica, na forma de tragédia ou na forma de comédia. Segundo Aristóteles, a palavra representada.
O gênero lírico: textos de caráter emocional, centrados na subjetividade dos sentimentos da alma. Segundo Aristóteles, a palavra cantada.
Questionário
A Arte Literária
Segundo o pintor espanhol Pablo Picasso, “a arte é a mentira que revela a verdade.”
Já para o poeta e crítico de arte brasileiro, Ferreira Gullar, “a arte é muitas coisas. Uma das coisas que a arte é, parece, é uma transformação simbólica do mundo. Naturalmente, esse mundo outro que o artista cria ou inventa, nasce de sua cultura, de sua experiência de vida, das idéias que ele tem na cabeça, enfim, de sua visão de mundo.”
A literatura, como toda arte, é uma transfiguração do real, uma ficção; é a realidade recriada através da visão de mundo do artista.
Através das obras literárias tomamos contato com a vida, nas suas verdades eternas, comuns a todos os homens e lugares, porque são as verdades das mesma condição humana.
TEXTO 1 – Autopsicografia – Fernando Pessoa (poeta português)
O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir