Resumo Estado Islamico
A organização terrorista que vem se formando desde 2004 se tornou principal alvo da imprensa mundial em razão das atrocidades cometidas pelo grupo.
Um dos assuntos mais discutidos mundialmente é o grupo terrorista autodenominados Estado Islâmico (EI), antes conhecidos como Estado Islâmico do Iraque. Este grupo, que vem aumentando o número de seguidores a cada dia, declarou em junho deste ano o controle sobre a região da Síria e do Iraque, porém desde então vem tentando se expandir para novos países. Para lutar pelos interesses da organização, os membros elegeram um califado, o líder do grupo e disseminador da ideia terrorista.
Esta organização existe desde 2004, após o governo Iraque fracassar perante a invasão americana, porém hoje com os atentados recentes e brutais do EI o assunto está entre os mais discutidos e abala a segurança de muitos países com o progresso rápido e capital que o grupo possui.
CALIFADO
O termo califado, que aparece nas notícias relacionadas ao EI se refere a sucessão do profeta. Abu Bakr al-Baghdadi considerado um líder político e religioso pelos seus seguidores é o mais novo califado islâmico, símbolo de exemplo para todos que o seguem. Ele esteve presente desde o começo da organização em 2004, porém passou 4 anos detidos pelos Estados Unidos.
O AUGE
O Estado Islâmico começou a aparecer em peso na imprensa mundial após o primeiro vídeo de decapitação realizado e divulgado pelo grupo. O video é uma mensagem para o atual presidente dos EUA Barack Obama, com o pedido de que ele cessasse as operações militares no Iraque. A vítima mostrada é o jornalista Freelancer James Wright Foley, que trabalhava para a agência WordNews e foi capturado pela organização em 2012.
Um mês após a morte de James, ocorre a segunda decapitação, desta vez com o jornalista Steven Joel Sotloff, que trabalhava para a revista Time. O video da morte de Steven vem com outra mensagem ao governo Americano, doze dias após a divulgação