Resumo Escolas Literárias
Trovadorismo
Primeiro movimento literário da língua portuguesa. 1ª época medieval. Os trovadores eram os artistas nobres que cantavam seus poemas em feiras, festas e castelos na Idade Média.
Visão Teocêntrica do mundo: Deus como o centro do Universo.
Poesia trovadoresca: gênero lírico e satírico.
O lírico eram canções de amor e amigos.
Canções de amor: escrita apenas por homens, dirige-se a mulher amada como uma figura idealizada e distante, um amor de sonho. Canções de amigo: eu-lírico feminino.
Satírico: eram as cantigas de escárnio e maldizer. Criticava-se alguém através de zombaria e sarcasmo.
Humanismo
2ª época medieval. Fim da Idade Média e Início da Idade Moderna. O ser humano passou a ser valorizado. Surge a burguesia. O regime feudal de servidão desapareceu, pessoas migraram do campo para a cidade.
Antropocentrismo: O homem passou a ser o centro de tudo e não mais Deus.
Literatura: Criticas á sociedade portuguesa. As poesias tratavam de assuntos da vida palaciana. O amor é tratado de forma mais sensual. O teatro foi muito usado.
Classicismo
Face literária do Renascimento. Renovação Cientifica. Época onde os navegadores descobriram que a terra é redonda.
O antropocentrismo é mais forte. A razão predomina sobre o sentimento. Os seres mitológicos voltam a aparecer. A Mona Lisa de Leonardo da Vinci e Pietá de Michelangelo são as duas obras mais importante desse período.
Poesia de Luís de Camões que narra a história de Portugal, feitos marítimos e guerreiros.
Os Lusíadas (Camões): O herói do poema é o próprio povo português e o enredo gira em torno da viagem de Vasco da Gama na busca de um novo caminho para as Índias
Barroco
Portugal em crise. Conflito entre razão e fé, homem e Deus.
Padre Antônio Vieira: tentou realizar a evangelização dos indígenas, foi missionário em terras brasileiras. Escreveu obras convidando as pessoas a pensar e agir.
Arcadismo
Valorização da vida