Administração de Cargos e sálarios
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
ATIVIDADE AVALIATIVA DESAFIO DE APRENDIZAGEM
ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS
MARCOS ANTONIO DA SILVA JÚNIOR RA 4300068056
ALEXANDRE SILVA CAETANO RA 3888741983
EULLA PATRÍCIA MESSIAS DOS SANTOS RA 4300068066
RAFAEL RODRIGUES RA 4997003571
ODÁLIA CONCEIÇÃO DE CARVALHO RA 4928932334
TAGUATINGA – DF 2013
ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS
Trabalho Desafio de Aprendizagem apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Anhanguera Educacional S.A. UNIDERP/SANTA TEREZINHA).
TAGUATINGA– DF 2013
INTRODUÇÃO É corriqueiro encontrar uma distorção entre a descrição dos cargos e a função exercida pelos membros da organização. Isso ocorre devido à ausência de uma análise detalhada das funções. Para que isso não ocorra, a descrição dos cargos deve ser feita de forma bem pontual, baseando-se nas reais funções dos funcionários. (RODRIGUES, 2006). A valorização do trabalhador depende dos objetivos e visões da organização, além de aspectos referentes à escolaridade, experiência, iniciativa pessoal, pró-atividade, responsabilidade, horários, condições e riscos de trabalho.
1. Salário e Motivação
Salário é fator motivador? O salário é um fator motivacional momentâneo, ou seja, ele supre as necessidades atuais do colaborador. Em muitos casos ele sempre volta a cobrar um novo aumento de salário, afinal com seu novo padrão de vida ele passa a ter novos fastos e cada vez mais altos, gerando uma nova necessidade de aumento salarial, fazendo com o que ele ganha atualmente um valor baixo, deixando de ser o extra e passa a ser o essencial. A motivação sempre será intrínseca na maioria dos casos, ninguém é capaz de motivar ninguém e isso vale também para o salário. Para a pessoa se