trabalho em grupo
Nota do CFESS sobre as manifestações em defesa de direitos na sociedade brasileira
“[...] Para nós, as profundas desigualdades econômicas, sociais, políticas, culturais e ambientais encontradas nas cidades brasileiras expressam os efeitos do modelo de desenvolvimento urbano de caráter neoliberal, perverso e desigual, adotado pelo país nas últimas décadas.”
Assim, o CFESS, em consonância com a Campanha de Gestão do Conjunto CFESS-CRESS
– “no mundo de desigualdade, toda violação de direitos é violência” –, defende o direito à cidade para todos, na perspectiva do acesso universal aos serviços e da distribuição democrática dos bens produzidos. A cidade deve ser palco para os sujeitos que reivindicam direitos e lutam para romper a desigualdade social. Todo nosso apoio à mobilização popular, uma vez que “sem movimento não há liberdade”!
Conselho Federal de Serviço Social (CFESS)
Gestão Tempo de Luta e Resistência (2011-2014)
Discuta sobre:
- a Constituição de 1988 e o acesso aos direitos sociais;
- o neoliberalismo e a desigualdade social;
- os movimentos sociais e as transformações sociais.
DIREITOS E DEVERES DA SOCIEDADE
A Constituição brasileira e resultada de intensos movimentos sociais para a construção de uma sociedade justa e igualitária, e esta sociedade trás a premisse dos direitos sociais como: educação, saúde, seguridade social, proteção a maternidade e infância, assistência social e trabalhistas.
E baseada em direitos humanos e direitos de cidadão, para melhor enfrentamento das questões sociais, uma longa historia de lutas de classes e lutas pela universalização de direitos.
A Constituição de 1988 foi um grande avanço na direção das políticas publicas, focada na garantia de direitos, com a Constituição se regulamentou os direitos e garantias que fundamentam os direitos básicos, a organização dos Estados e a ordem Social, seguridade Social e jurídico da Assistência