Resumo das Escolas Literarias
- Contexto Histórico: Reformas Religiosas, onde a Igreja Católica enfrentava as crises provocados pela Reforma Protestante, e vivia um momento de Contrarreforma e Unificação da Península Ibérica. Com isso, a sociedade se encontrava num dilema: como conciliar a vida religiosa e a vida material?
- Características: o homem procura agradar a Deus e ao mesmo tempo quer desfrutar dos prazeres da vida. Dualidade, conflito, angústia e desejo são aspectos que predominam no Barroco. Haviam fortes contrastes entre teocentrismo e antropocentrismo.
- Arte Barroca
Pintura: refletia a angústia espiritual, provocada pela tentativa de conciliar teocentrismo e antropocentrismo, os pintores barrocos procuram retratar, por meio do contraste entre claro e escuro, a luz e as trevas. Perfeição anatômica, nudez, sensualidade e mitologia. Principais pintores: Michelangelo Merisi Caravaggio (Itália) e Manuel da Costa Ataíde (Brasil)
Escultura: mescla o sagrado e profano. Principais escultores: Gian Lourenzo Bernini (Itália) e Aleijadinho (Brasil)
Música: fortes apelos à emoção (“o fantasma da ópera”, “as 4 estações”). Principais músicos: Vivaldi, Haendel e Bach.
Literatura: Oposição: céu X terra; o espírito X carne; religiosidade X erotismo e sensualismo X misticismo.
- Barroco no Brasil (1601-1700)
Marco Inicial: Proposéia escrito por Bento Texeira (que tbm escreveu “os Lusíadas”)
Gregório de Matos: conhecido por não medir suas palavras para denunciar a hipocrisia, desonestidade e corrupção, passou a ser conhecido como “boca do inferno”. Sua obra é composta por textos religiosos (dualismo), satíricos (atinge todas as camadas sociais) e líricos (prega o amor, platonismo, e “carpe diem”).
- Arcadismo O nome faz referência à Arcádia, região do sul da Grécia que, por sua vez, foi nomeada em referência ao semideus Arcas (filho de Zeus e Calisto).
Contexto histórico : a ascensão do Iluminismo, que pressupunha o racionalismo, o progresso e as