sistemas estruturais II
Questão 1:
a) As primeiras edificações surgiram a partir da necessidade do ser humano de conseguir proteção, seja das intempéries, como de animais ou encontrar abrigo para descansar.
b) O homem usava os materiais assim como os encontrava na natureza, geralmente usando troncos, galhos, folhas, pedras, mas ainda sem trabalhar em cima deles.
c) A imagem “a” mostra como as edificações primitivas se articulavam na função abrigo, o homem ainda nômade as usava para recuperar energia. Na imagem “b” já vemos uma estrutura mais desenvolvida onde o homem já buscava se estabelecer, ter seu próprio território e morada fixa. No “c”, “d” e “e” tem-se edifícios que, generalizando, servem para funções religiosas: Stonehenge tem suas teorias de que servisse de cemitério e cultos; a Pirâmide para guardar o corpo dos grandes faraós; e por fim a Catedral para cultos religiosos.
Questão 2:
a) Viga, pilar e laje: As vigas recebem os esforços provenientes da laje, distribuem para os pilares que transferem para o solo. Nesse caso o uso de muita pedra garante grande resistência para suportar cargas e dar estabilidade ao templo.
b) Arco falso: Composta de blocos retangulares sobrepostos que se vão colocando em degraus até ao topo que termina em viga horizontal. Esse caso não usufrui das vantagens na distribuição da carga de um arco comum.
c) Arco: A forma curva do arco possibilita um afastamento das linhas retangulares e permite vãos livres muito mais longos do que na construção com coluna e verga de alvenaria. A estabilidade do arco de alvenaria exige que sua seção transversal inteira seja solicitada em compressão sob todas as combinações de carga e que os encontros ou blocos de base tenham resistência suficiente para absorver o grande empuxo na base do arco.
As diferenças entre eles ficam claras no estudo de criação de grandes vãos, sendo o arco o sistema que possibilita a maior capacidade para gerá-los.
Questão 3:
a) Os principais esforços solicitantes são